Tai Chi Chuan no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição

Terças as 8hs

Iniciou-se em novembro de 2016, a prática de Tai Chi Chuan no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição. O projeto visa dialogar, com as muitas propostas já existentes, mas, o que penso ser uma das propostas que valorizam, o novo olhar lançado pelos administradores é o da “Saúde”.

Os chineses têm uma visão de medicina e de médicos um pouco diferente da visão ocidental. Na china o médico (e a medicina) existia para manter o sujeito saudável e não para cura-lo, salvo algumas poucas exceções. As práticas de promoção de saúde, o convívio com os praticantes, respirando o mesmo ar, dividindo o mesmo espaço, compartilhando suas demandas e conquistas, pode gerar um dos mais importantes elos, o de que: juntos somos mais fortes do que isolados e que a bondade e a generosidade são emoções que unem.

 

A empatia e a compaixão quando praticadas e sentidas liberam um hormônio chamado oxitocina, que pode nos inundar de uma reciprocidade maravilhosa. Nesse sentido além dos muitos benefícios para a saúde listados pela prática de Tai Chi Chuan, tais como: aumentar a imunidade, reduzir dores em geral, controlar a ansiedade, entre outros há ainda a produção de Oxitocina, o conviver, o dividir, a empatia...os três tesouros, céu, terra homem (enquanto humanidade) por isso e muito mais pratique você também. 

 

Prof.ª Jacqueline Sodré

 

 

Lin Tai Social

  • s-facebook