Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan para todas as idades

 

 

Quando pensamos em praticar Tai Chi Chuan muitas vezes  pensamos na poesia em movimento, na lentidão e no possível  relaxamento. E essa lentidão muitas vezes acaba por estereotipar uma arte tão versátil, flexível e adaptável. Movimentos lentos e convidativos acabam por promover a adesão  de praticantes idosos, contudo essa arte marcial é para todos.

 

Aqui na associação LIN TAI as classes de Tai Chi Chuan são ecléticas, faixas etárias as mais variadas onde se pode praticar com pessoas muito jovens, jovens adultos, adultos  e até mesmo com idosos.  Essa comunhão de saberes, ensinamentos e aprendizagem, mostrou - se bastantes produtiva, entretanto, para quem se sente mais à vontade temos  a classe de Tai Chi  Chuan Suave onde se pode ajustar a prática às necessidades bem particulares de cada praticante.

 

Mestre Wang Zong Yue aponta que “ O Tai Chi nasce do vazio, origina o movimento e o repouso  e é a mãe do Yin e do Yang. Quando movido, separa; quando em repouso, unifica”. Conceitos como esses ilustram com detalhes  muitos dos momentos e movimentos da prática de Tai Chi Chuan.  Cada praticante dependendo de sua idade ou mesmo o nível de amadurecimento de sua prática, pode deixar-se permear por esses mesmos conceitos, por diversos ângulos trajetórias e ou lentes pelas quais possam o desempenho, ser observado e aprimorado.

Conceitos como Yin e Yang, muitas vezes aparecem como sendo os opostos, entretanto,  eles também são complementares. Portanto Tai Chi Chuan é para todos e para todas as idades que em oposição se completam com harmonia e a prática, de tão perfeita não É Igual.

 

A elegância poética, ditada pelos movimentos do Tai Chi Chuan muitas vezes entorpecem quem pratica, quando o que se vê é apenas uma dança. Há muito mais do que elegância e poesia nessa dança marcial. Mas para que possamos aproveitá-lo em sua essência, o Tai Chi Chuan deve ser vivido também no cotidiano de seu praticante. Caminhar, alimentar-se, conviver, flexibilidade e a fala suave,  entre outras de nossas atividades diárias, podem e devem estar em estado de Tai Chi. Saber respirar, o entrar e sair do ar sendo observado com atenção plena, o foco, o aqui e o agora podem perpetuar o estado de prática, o estado de Tai Chi.  Confúcio nos questiona com sua imensa virtude e sabedoria dizendo: “que idade você teria, se não soubesse quantos anos você tem...? “ portanto, pratique, reflita, modifique.  O mais importante é estar em constante movimento. Porque então não movimentar-se com a  elegância poética e genuína do Tai Chi Chuan?  

 

Prof.ª Jacqueline Sodré

 

Segundas, Quartas e Sextas - 18:00 hs

Depoimentos de alunos do Tai Chi Chuan

As pessoas que me encontram perguntam se eu ainda pratico Tai Chi Chuan, ou se ainda treino na Associação e comentam: puxa, mas já faz bastante tempo, não é?

 

Posso dizer que  ir para  o treino para mim representa o momento de trabalhar a capacidade de me aprofundar nas possibilidades que a arte marcial propicia, oferecendo sempre metas a almejar e transformando o exercício em  uma conquista cotidiana. Com certeza o que me faz persistir é ter encontrado, na Associação Lin Tai, a orientação necessária para  isso.

 

Márcia Mathias

 

  • s-facebook

ASSOCIAÇÃO LIN TAI KUNG FU SHAOLIN DO NORTE TAI CHI CHUAN

Professora Jacqueline Sodré 

 

 

menu

Wheel of Balance - JamesNyorakuSchlefer & MargotReisinger
00:00 / 00:00
  • s-facebook

Rua Manoel Isidoro da Silveira, 617. 

Lagoa da Conceição. Florianópolis - SC  

cep: 88062-130

Site desenvolvido por Renato Massashi.

sitemassa@gmail.com